Director: João Carlos Vieira
Quarta-feira, 26 de Julho de 2017
2014-07-23 10:15
Open de Portugal arranca no Jamor, em Oeiras

As Piscinas do Complexo Desportivo do Jamor, no concelho de Oeiras, recebem até ao próximo domingo, os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal.

Esta iniciativa, que é organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), associando-se às comemorações dos 70 anos do Jamor, conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Com um recorde de inscrições, de equipas nacionais e estrangeiras, entre os 800 atletas que marcam presença neste evento, Sarah Sjöström, recordista do Mundo dos 50m mariposa, é um dos cabeças de cartaz.

Note-se também a presença da nadadora sueca, de 20 anos, atual campeã do mundo dos 100m mariposa, e que bateu já este mês o máximo mundial dos 50m mariposa com o tempo de 24,43, estando inscrita na competição portuguesa para nadar os 50m e 100m mariposa, 50m, 100m e 200m livres.

De resto, a seleção da Suécia, que se encontra a estagiar em Portugal, em preparação para o Europeu de Berlim, em agosto, apresenta outros nomes sonantes como Michelle Coleman, medalha de bronze nos 50m costas no último Europeu de piscina curta ou Simon Sjödin, medalha de prata nos 200m estilos na mesma competição, e em que o português Diogo Carvalho conquistou o bronze.

No lote de nadadores estrageiros participantes do Open de Portugal, destaque ainda para o brasileiro Felipe Lima, que conquistou a medalha de bronze na prova os 100m bruços nos Mundiais de Barcelona em 2013.

A menos de um mês do início do Campeonato da Europa em piscina longa, em Berlim, de 18 a 24 de agosto, três dos seis portugueses com mínimos para a competição europeia vão estar em ação nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal:

Victoria Kaminskaya (Pimpões), nos 100m e 200m bruços e 200m e 400m estilos; Pedro Oliveira (Estrelas São João de Brito), 50m, 100m e 200m costas e 200m mariposa; e Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama), 50m e 100m e 200m mariposa, 100m e 200m bruços e 200m e 400m estilos.

“Tratando-se do último campeonato da época na disciplina de natação pura, espera-se uma competição de muito bom nível, com elevada competitividade e onde poderão cair alguns máximos nacionais”, antevê José Manuel Borges, diretor-técnico nacional (DTN).

“Pela sua colocação em termos temporais, servirá também como último momento de avaliação antes do Campeonato Europeu Absoluto, não apenas para os selecionados portugueses presentes, mas também para alguns nadadores de outros países participantes no Open de Portugal. Entre eles, destaca-se a presença da seleção da Suécia, com um conjunto de nadadores de elevada valia técnica, realçando-se a participação da recordista mundial do 50m mariposa”, relembra o responsável técnico português.

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal realizam-se entre 23 e 27 de julho no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, estando inscritos 832 atletas, 469 masculinos e 363 femininos, em representação de 114 equipas provenientes do Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Suécia e Portugal. Mais um grande evento desportivo que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

DL/CMO/FPN

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site