Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
2017-09-13 15:19
Vencedor do World Press Photo Mário Cruz, em Oeiras

O fotógrafo Mário Cruz, vencedor do World Press Photo 2016, na categoria Assuntos Contemporâneos, com “Talibes - Escravos dos Tempos Modernos”, apresenta o seu trabalho e conversa com o público na próxima sessão do Clique 2.0 - Falar, ver e fazer fotografia, no dia 21 de setembro, às 19h30, no Palácio Anjos, em Algés. A entrada é livre.

O Clique 2.0 - Falar, ver e fazer fotografia é uma iniciativa do Trinta Dias, roteiro da Câmara Municipal de Oeiras, que em anteriores sessões contou com a presença de Alexandre Almeida, Luiz Carvalho, Gastão de Brito e Silva, Nelson d’Aires, António Pedro Ferreira, Pauliana Valente Pimentel, Luis Filipe Catarino, Nikos Economopoulos, John Gallo, Ana Brígida e Valter Vinagre.

Mário Cruz nasceu em Lisboa em 1987. Teve a primeira câmera fotográfica aos 12 anos. Estudou fotografia no Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

Em 2006, com 19 anos, começou a colaborar com a agência Lusa, onde hoje é fotojornalista. A partir de 2012 passou a dedicar-se a projetos pessoais, em redor de temas de direitos humanos e justiça social, como “Cegueira Recente”, que venceu em 2014 o Prémio Fotojornalismo Estação Imagem Mora.

No ano seguinte, com “Roof”, sobre os sem-abrigo e a ocupação de casas abandonadas em Lisboa, foi selecionado para o “30 Under 30”, um concurso promovido pela Magnum Photos que distingue 30 fotógrafos com menos de 30 anos.

Em 2016, com “Talibes - Escravos dos Tempos Modernos”, recebeu vários prémios, tais como o World Press Photo, na categoria Assuntos Contemporâneos, o POYi - Picture of the Year International, o Prémio Fotojornalismo Estação Imagem Viana do Castelo, e o prémio do júri dos Magnum Photography Awards.

Esse projecto, sobre crianças escravas no Senegal e na Guiné-Bissau, daria origem a um livro, finalista do 2016 FotoEvidence Book Award. O seu trabalho tem sido publicado na imprensa nacional e internacional.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site