Director: João Carlos Vieira
Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
2017-07-17 14:29
Olímpico de Oeiras com dupla vitória no Triatlo de Oeiras

Realizou-se no domingo o mais carismático e participativo evento de triatlo do calendário competitivo nacional, o Triatlo de Oeiras, que celebrando a 30ª edição, juntou mais de 900 atletas.

Este evento desportivo organizado pela Câmara Municipal de Oeiras e Federação de Triatlo de Portugal, incluiu a Taça de Portugal de Triatlo, na distância sprint, e uma prova de promoção na distância super-sprint.

Num dia de excelentes condições para a prática da modalidade, o evento ficou marcado pela vitória individual de Andreia Ferrum e Tiago Fonseca, ambos do clube Outsytems Olímpico de Oeiras.

Os triatletas que disputaram a Taça de Portugal partiram da Praia da Torre para um percurso de 750 metros de natação, seguindo depois ao longo da Marginal para 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

No sector feminino, Helena Carvalho do Sporting Clube de Portugal assumiu cedo a liderança da prova, procurando aumentar a vantagem no ciclismo para as suas mais diretas adversárias.

Foi só no segmento de corrida que acabou por perder a liderança para Andreia Ferrum. O pódio ficou completo com Liliana Alexandre, também do Sporting Clube de Portugal.

O sector masculino, que partiu dez minutos depois das triatletas, ficou marcado pela grande competividade sentida entre clubes. À saída da água formou-se um pequeno grupo de quinze atletas que, aproveitando um percurso de ciclismo muito rápido, conseguiu sedimentar a diferença, trazendo para a corrida a discussão da prova.

Foi neste segmento que o triatleta júnior Tiago Fonseca, do Outsystems Olímpico de Oeiras, superou todos os seus adversários e alcançou o lugar mais alto do pódio.

João Francisco Ferreira, do Estoril Praia Fisiogaspar, e Gil Maia, do BH Porto Triatlo, alcançaram o segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Em termos coletivos da Taça de Portugal de Triatlo, a vitória coube ao Outsystems Olímpico de Oeiras em femininos e ao Alhandra Sporting Club nos masculinos.

Depois da disputa pela Taça de Portugal foi a vez da prova de promoção para quem procura uma experiência na modalidade, num formato mais acessível.

A Prova Aberta foi disputada num total de 300 metros de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida e foi ganha por Bárbara Avelino, do Alhandra Sporting Club, e João Pedro Correia, do Sport Lisboa e Benfica.

Nas estafetas, com um número recorde de 31 equipas, triunfou a turma “Os 3 Rafeiros”.

DL/FTP

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site