Director: João Carlos Vieira
Sexta-feira, 28 de Julho de 2017
2017-06-21 16:47
Memórias Sem Tempo, de Filipe Amaral, em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras vai apresentar a exposição de Pintura “Memórias Sem Tempo” de Filipe Amaral, de 1 de julho a 2 de setembro, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras.

“Memórias Sem Tempo” apresenta três núcleos de trabalho, onde as obras pretendem estabelecer um diálogo com o observador, com as suas memórias de infância, com as vivências adquiridas e também transmitidas geneticamente pelos seus antepassados.

O critério expositivo escolhido para os três núcleos vem na sequência da exposição realizada pelo artista intitulada “A Morte da Memória” em 2015. Desta forma, o espectador vai poder descobrir as diferentes técnicas de produção e as diversas linguagens adotadas, possibilitando-lhe refletir e questionar as mensagens transmitidas por cada um dos trabalhos.

No primeiro núcleo a pintura a óleo assenta no suporte mais tradicional, a tela e no segundo núcleo o suporte utilizado é a tapeçaria persa, onde o pelo é estabilizado por uma massa que permite a posterior pintura a acrílico e a representação de símbolos do Vocabulário Alfa e Beta que o próprio artista tem vindo a desenvolver, dando assim a consistência necessária à mensagem que pretende transmitir.

No terceiro e último núcleo Filipe Amaral apresenta-nos o desenho e a pintura a óleo sobre variados suportes como o cartão, o desenho das tapeçarias de Arraiolos em papel vegetal, o mapa cartográfico, a madeira, a radiografia, recibos e letras, alvarás antigos de lojas ou até folhas de pagamento de ordenados.

No Palácio do Egipto, “Memórias Sem Tempo” reclama viagens, onde se articulam o passado e o presente, num conjunto de ambientes modernos, urbanos e cosmopolitas. Esta exposição de pintura faz apelo a que o conhecimento, armazenado na memória, não se perca, quer através da memória declarativa ou explícita, onde a memória episódica e a memória semântica, estão associadas à consciência.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site