Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
2017-05-16 17:00
Semana da Proteção Civil de Oeiras

O Município de Oeiras realiza, de 27 de maio a 4 de junho mais uma vez a Semana da Proteção Civil, a decorrer em vários locais do concelho. Em destaque vai esta, o “Dia Mundial da Criança, com Ambiente e Segurança", um simulacro e um desfile de meios de Proteção Civil.

O objetivo desta iniciativa é, sobretudo, mostrar à população os meios e recursos existentes no concelho, exercitar e testar a sua capacidade de resposta e coordenação face a acidentes graves e catástrofes, bem como sensibilizar para a área da proteção civil, contribuindo, desta forma, para uma cultura de segurança.

Durante esta Semana terão lugar atividades em vários locais do Concelho, entre as quais se destaca a comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com a realização da “Festa da Criança em Ambiente e Segurança”, entre as 9H00 e as 16H00, no Parque Urbano do Jamor.

Neste as crianças terão oportunidade de visitar a exposição estática dos agentes de Proteção Civil, de participar em atividades lúdico-pedagógicas sobre os temas Ambiente e Segurança e de assistir a uma apresentação da Companhia Cinotécnica da PSP.

Esta festa, sobretudo dedicada às escolas do Município, mas aberta à população, inclui atividades relacionadas com os temas de Ambiente, Segurança e Proteção Civil, num programa resultante de uma parceria entre dois Departamentos Municipais, o de Ambiente e o de Polícia Municipal e Proteção Civil. Ao todo, são esperados mais de 500 alunos e professores, do pré-escolar ao ensino secundário.

De salientar também a realização de um simulacro de acidente, com derrame de produto inflamável, no dia 27 de maio, às 15h00, na Praça D. Manuel I, em Algés e respetiva envolvente. O objetivo é exercitar e testar a capacidade de resposta e coordenação dos meios e recursos existentes no Concelho para fazer face a acidentes graves e catástrofes.

O tradicional Desfile dos vários Agentes de Proteção Civil será, este ano, na Avenida Marginal, no dia 4 de junho, com ponto de encontro às 12H00 junto ao monumento da Nave Visionista, junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.

Será feita a apresentação pública de meios de proteção civil do concelho, através de uma formatura geral de meios humanos e materiais, seguida de desfile, com a participação de vários Agentes de Proteção Civil do concelho (7 Corpos de Bombeiros, Polícia Municipal e PSP).

O programa contará ainda com a promoção, através dos Corpos de Bombeiros, SPC, Polícia Municipal e PSP, de “Dias abertos” da Proteção civil em todas as freguesias do concelho, com exposição de meios, palestras sobre medidas de segurança e distribuição de panfletos.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site