Director: João Carlos Vieira
Sexta-feira, 28 de Abril de 2017
2017-03-14 18:15
Plataforma oeirasEu.pt promove a cidadania e a participação em Oeiras

O Município de Oeiras acaba de lançar, em parceria com a NOS e a Universidade Nova de Lisboa, a OeirasEu.pt, plataforma online que visa tornar a gestão do Concelho mais próxima do cidadão, ao disponibilizar a WebApp ‘O Meu Bairro’ e facilitar, através do telemóvel, o acesso a serviços que já são disponibilizados na web.

A apresentação desta nova plataforma teve lugar esta terça-feira, no edifício Atrium, em Oeiras, na qual estiveram presentes o Presidente do Município de Oeiras, Paulo Vistas, o administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes e Miguel de Castro Neto, Subdiretor da  Nova Information Management School.

A WebApp ‘O Meu Bairro’, disponível a partir de hoje em OeirasEu.pt, permite que qualquer pessoa, em qualquer momento, possa identificar um problema num determinado local do Concelho de Oeiras e comunicá-lo. De imediato, a equipa responsável dá o devido seguimento, em estreita colaboração com os serviços competentes da autarquia.

Para Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, esta plataforma – e particularmente a WebApp ‘O Meu Bairro’ – vem simplificar a vida dos Oeirenses: “Pretendemos que funcione como um canal de participação e cidadania para tornar Oeiras um lugar cada vez melhor para se viver”. E salienta: “Esta é também uma forma de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos a Oeiras e simultaneamente uma forma inteligente e eficiente de gerir a cidade”.

De cada vez que uma ocorrência é detetada, é possível acompanhar a sua regularização em três diferentes estados: o verde significa que está resolvida, o laranja indica que está em análise e o vermelho mostra que o problema ainda não foi encaminhado. O objetivo é que a passagem de vermelho a verde seja mais célere, pois a nova plataforma permite a sinalização de cada ocorrência ao serviço competente na autarquia.

“Oeiras está nas melhores condições para se tornar um exemplo de cidade inteligente em Portugal”, refere Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, parceira deste projeto.

Além do registo de ocorrências de todo o território abrangido pelo concelho, a plataforma OeirasEu.pt apresenta outras funcionalidades tais como a compra de senhas de refeições escolares, o pagamento do estacionamento, o espaço cidadão, o Oeiras Beachcam e, brevemente, informação sobre os locais onde há WiFi gratuito.

“Este é um passo estruturante da transformação digital da cidade. Aliás, a informação que esta plataforma agrega é um laboratório vivo do que serão as novas cidades analíticas”, afirma Miguel de Castro Neto, da Nova Information Management School.

No futuro, os cidadãos poderão aceder à agenda das sessões públicas, aos serviços camarários, requerer os serviços do programa ‘Oeiras Está Lá’ ou agendar a recolha de monos, entre outros.

DL/CMO

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site