Director: João Carlos Vieira
Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
2016-07-21 14:45
Inauguração da Pista de XCO do Jamor, em Oeiras

A pista permanente de cross country olímpico (XCO), instalada no Centro Desportivo Nacional, no Jamor, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, por João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O governante foi acompanhado na cerimónia, entre outras individualidades, pelo presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e por Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Hoje é um dia maravilhoso para o ciclismo português, que acontece num ano que está a ser histórico para o BTT nacional. Pela primeira vez conseguimos apurar dois corredores para a prova de BTT dos Jogos Olímpicos e, também de forma inédita, temos um campeão mundial de maratona”, afirmou Delmino Pereira, após o descerrar da placa.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto considerou que hoje “é um dia importante, porque, com a abertura desta pista, há mais uma modalidade que entra no Jamor”. João Paulo Rebelo destacou o facto de a nova infraestrutura “permitir conciliar o treino e a competição de atletas de alto rendimento com a prática recreativa, sendo um incentivo para atrair mais pessoas ao Jamor”.

A estreia competitiva da pista de XCO do Jamor vai acontecer no próximo domingo, com a disputa do Campeonato Nacional de XCO, no qual vão participar os dois corredores que irão representar Portugal na prova de BTT dos Jogos Olímpicos, no dia 21 de agosto, David Rosa e Tiago Ferreira. Estiveram ambos presentes na cerimónia de inauguração.

O atual campeão de XCO, David Rosa, já experimentou os novos trilhos. “É uma pista ‘rompe-pernas’, em que o terreno ainda está um pouco solto. É um circuito de desgaste, mais físico do que técnico, embora a subida mais longa se faça em cerca de dois minutos”, diz David Rosa sobre a pista de competição, que tem um perímetro de 4,2 quilómetros e um acumulado de subida de 230 metros.

O campeão mundial e vice-campeão europeu de maratona, Tiago Ferreira, ainda não experimentara a pista, aquando da cerimónia desta manhã, mas prometeu pedalar no terreno ainda hoje. Respondendo à pergunta sobre se o Campeonato Nacional seria um bom treino para os Jogos Olímpico, o viseense foi taxativo: “Os treinos faço-os à semana, o Campeonato Nacional é uma competição importante, que permitirá fazer um teste sério à minha condição”.

Dezenas de praticantes de BTT, de diferentes clubes, juntaram-se a David Rosa e a Tiago Ferreira na cerimónia de inauguração, aproveitando para experimentar a pista onde, no domingo, serão disputados os títulos nacionais de XCO.

Além da pista de competição, o complexo hoje inaugurado tem uma pista com 3,4 quilómetros e 183 metros de acumulado e outra com 2,1 quilómetros e 95 metros de acumulado.

 

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site